sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEMOCRACIA OU ANARQUIA GRATUITA?

Embora me orgulhe da pátria em que nasci, reconhecendo todos os benefícios e ações positivas que vários segmentos exercem para evoluirmos em vários sentidos, nas últimas décadas me questionei também se estamos realmente exercendo e vivendo uma democracia ou caminhando para uma anarquia gratuita e generalizada em diversas áreas de nossa sociedade?

Quando cursei a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), participei daquela que foi uma das mais longas paralisações estudantis, antes até daquelas famigeradas ocorrências na PUC, onde também participei e pude sentir as patas da ditadura sobre aqueles que defendiam a liberdade e a democracia plena.

No entanto, após a "queda" da ditadura, sim enfatizo isto, pois ainda me recordo de uma piada no Pasquim (jornal considerado terrorista pelo regime militar), onde havia a figura do General Figueiredo descendo a rampa, e ao olhar para trás disse: Poxa, só eu saí?

E na verdade isto se prorrogou por mais um bom tempo, com discursos de quem viveu sob os auspícios da ditadura, se rotulando de esquerda (MDB), e colocando vários personagens inescrupulosos, alguns ainda vivos e com muito dinheiro fora do país, "Uff... Uff", desculpem, sem que tivessem o legítimo voto do povo.

Após este período foram intensificados os shows circenses, com muito discurso e pouca ação, com velhas ratazanas se revezando no poder e sempre colhendo votos com as promessas de renovação, exercendo todo um mandato de forma insípida e incolor, prometendo a cada eleição o mesmo que nunca cumpriram.

Infelizmente estas ações tiveram reflexos na sociedade, e a cada momento notamos mais e mais equívocos nas empresas, sindicatos, escolas, mídia, igrejas, esportes e tantos outros.

Senão vejamos, as empresas estão a cada dia mais engessadas, tanto pela carga tributária quanto em seu quadro de funcionários, pois se torna difícil e muito complicado enfrentar uma concorrência globalizada com os atuais níveis de taxas imputadas aos produtos, assim como também ficaram bem mais complexas as relações entre a empresa e funcionários, e entre eles mesmos, pois atualmente, não se pode chamar um amigo de "Negão", nem de "Meu velho", tão pouco podemos brincar ou elogiar uma colega, isto é "Assédio", e nem mesmo podemos brincar com os colegas depois do expediente, sejam eles de que idade for, pois isto poderá ser encarado como "Bullying".

No sindicatos, foi institucionalizada a corrupção em forma de pseudo lideranças, onde o objetivo maior é de conquistarem cadeiras na política, pois enredam massas de trabalhadores à quase sempre agirem contra eles mesmos, prejudicando a sociedade e a seus próprios familiares.

Como nas greves dos transportes, hospitais, correios, escolas, segurança, etc. Voces já viram alguma greve ou paralisação em nome do povo, ou seja, que a greve tivesse como intuito primeiro, a melhoria nas condições dos transportes?, Uma melhor preparação do corpo docente e na grade curricular e mais equipamentos ou unidades de ensino?, Seleções criteriosas nas unidades de saúde e severas auditorias nos hospitais conveniados ao SUS?, Melhoria dos critérios adotados para a contratação de policiais e posterior melhora no preparo adequado para que exerçam a proteção ao cidadão?.

Pois é, o cunho destas greves, como todos sabem, é sempre por melhoria de salários, sem se importarem com absolutamente mais nada. E são estas mesmas pessoas que não se importam com o povo, que amanhã se candidatam com propostas utópicas que nunca vivenciaram.

Hoje se dá muito valor ao "Direito", e quanto ao "Dever"? Constamos nas escolas, na mídia e outras áreas, o grande e diário equivoco de se confundir "Direito de se Expressar" com "Direito de anarquizar, direito de se manipular as massas com textos direcionados ás suas omissas intenções de poder, direito até mesmo de se caluniar, ofender e injustiçar com julgamentos e sumárias condenações àqueles que nem ao mesmo puderam se defender, tamanha a força destas mídias.

No âmbito religioso, vemos crescer aquelas que prometem o paraíso do céu e grandes fortunas através de régias contribuições mensais, e que se utilizando de uma linguagem intimista, com todos os recursos, auditivos, visuais e cognitivos, hipnotizam as massas, conseguindo assim exércitos de divulgadores e retransmissores voluntários e gratuitos de suas idéias e propostas.

E para fechar o Show, vemos grandes e potenciais esportistas sendo manipulados pela mídia, e que sem o menor preparo são jogados na multidão sedenta por espetáculos, e assim se desfazem e perdem a noção e o bom senso, bem como a garra pelo esporte que os revelou.

Posto isto, constato ainda que a modelagem das massas se intensifica a cada momento, reproduzindo o velho e conhecido "Pão e Circo", onde o objetivo maior não é apenas a distração leve e salutar, mas o de se distrair e abstrair o povo dos verdadeiros problemas que o cercam, tudo com a extrema complacência de mídias, governantes e afins, tendo este "Pão e Circo" uma básica diferença atualmente, que o povo paga para ver o show e não recebe mais o simples pão na mesa de sua família.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO DIA DA CRIANÇA

Sempre ao entardecer do dia, aquele velho homem (Sênior), caminhava, horas e horas nas praias e certa vez, notou algo que o intrigou.
Uma pequena menina, alguns metros a sua frente, caminhava e a todo o momento se agachava, pegando uma Estrela do Mar e jogando de volta ao oceano.
E durante horas este velho a seguiu, vendo sempre a menina fazer o mesmo a cada cinco ou dez passos que dava.
Cansado de ver aquilo não aguentou, se aproximou dela e perguntou:
- Para que esta fazendo isto criança, vai se cansar e nunca conseguirá salvar todas as Estrelas?
Foi quando a menina, olhando fixamente nos olhos daquele velho senhor, respondeu:
- O senhor esta certo, mas estas eu já salvei!
*Moral: Se cada qual fizer sua parte, certamente iremos ajudar e salvar muitas estrelas ainda, obtendo respostas positivas por nosso conjunto esforço. Abraços amigos e um Feliz Dia das Crianças.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BAIXA PRÓ-ATIVIDADE NA INTERNET ACIMA DOS 35 ANOS?

São corretas as estatísticas que demonstram a inaptidão e reticência da faixa etária daqueles com mais de 35 anos ao se introduzirem e aprender a importância das excelentes ferramentas disponibilizadas pela rede.

Observando ainda que a introdução maciça e diária da faixa de 29 anos abaixo, é mais evidenciada e ativa apenas em alguns estados brasileiros, onde estes jovens utilizam a internet de modo eficaz, não apenas para interagirem pelos messengers ou Orkut/Facebook e Twitter, aprendendo e criando novas linguagens de programação, bem como participando ativamente como voluntários em inúmeros fóruns de informática e redes de relacionamento, destaco ainda que estes jovens, embora possa se deduzir que pertençam ao eixo centro-oeste e sudeste, não se localizam aí, e não vou citar as regiões para que não se crie uma nova polêmica. É bem simples se constatar isto, basta que se inscrevam em alguns fóruns e constatarão o que digo.

E notamos também que aqueles poucos com mais de 35 anos ao se inscreverem em sites de relacionamento, sejam eles profissionais ou não, têm uma frágil compreensão das ferramentas das quais dispõe, pois uma boa parte utiliza a rede para novos relacionamentos amorosos e outra pequena fatia para se atualizar e interagir com profissionais ou grupos que tenham sintonia com suas preferências musicais, automobilísticas, culinárias e outras.

Não têm a visão de que a rede chamada "internet", não se trata de uma rede de computadores e sim de pessoas que, interagindo e trocando experiência podem ser muito mais produtivas que quaisquer MBA ou similares, não compreendem que inúmeros grupos são diariamente criados por todo o planeta, obtendo resultados incríveis como o Sistema Operacional Linux, desenvolvido e aprimorado de modo global e em todas as línguas por grupos voluntários, sistema este que ao se utilizar de códigos abertos (diferente do S.O Windows), possibilita sua utilização a custos infimamente reduzidos por empresas ou usuários, sendo atualmente utilizado em larga escala por diversas redes industriais e comerciais, inclusive no Brasil.

Esta mesma faixa etária precisa entender que hoje o mundo acontece dentro de um PC, que os negócios são alavancados e otimizados através desta mídia, e que os maiores índices de resultados e receitas ocorrem em empresas constituídas aqui.São reacionários, contraproducentes e antagônicos aqueles que utilizam a rede com agressões através de ironias, ataques gratuitos e termos contraditórios ás suas próprias ações, onde dizem "A" e fazem "B", onde minibalizam o valor das redes e ainda assim as condenam, onde demonstram nitidamente sua ignorância ao não saberem interpretar tudo o que esta escrito na tela, seja ela de 5" ou 24".

Portanto a violência não ocorre apenas no mundo real, mas também aqui, pois ao se menosprezar as ações conjuntas, ao se criticar de modo vazio e sem nexo, toda e qualquer postura, ao se portar como um ignorante que fica satisfeito por ler somente a sinopse de um livro e acreditar que já entendeu todo o seu conteúdo, está se cometendo a maior das violências, sua autodestruição.