terça-feira, 29 de maio de 2012

Refrescando a Memória!

É muito interessante como os seres humanos se repetem no decorrer da história, pois desde que comecei a compreender a linguagem dos homens, vejo sempre o humano criticando o humano, o brasileiro criticando o brasileiro, e se esquecem ou não notam que também são humanos e no caso do Brasil, brasileiros.

Crescem, portanto com estas atitudes falsas para consigo mesmos, e com o passar dos anos repetem os mesmo erros que outrora criticavam, criticam quando vêem a imagem de um ser humano maltratando outro ou agindo com desprezo, mas em semáforos se fecham em copas com medo que a criança, o velho ou o pedinte venham a lhe fazer mal e com isto deixam de fazer o bem que lhes cabe. Andam apressados nas calçadas e não notam ou não querem ver outro Ser caído, preferindo sempre acreditar que estão ali por estarem bêbados ou drogados, e nem por um breve instante pensam em se abaixar e realmente saber ao menos se aquele Ser esta vivo ou não.

Vão para seus trabalhos, ganham dinheiro com sua astúcia e perspicácia, percorrem as políticas de cargos e salários, são promovidos e alguns chegam ao topo, neste momento já com uma idade acima do que se é considerado no Brasil como idade produtiva, ou mesmo gerações “x; y; z; w” ou seja lá como forem as rotulações as novas classes. E é exatamente neste ponto que muitos, por não terem tido a sorte ou preparo ideais para se lidar com as finanças e talvez com seus empreendimentos, que muitos, já na idade de se aposentarem, voltam ao mercado procurando por uma oportunidade ou reconhecimento.

Contudo, durante todo o percurso que tiveram anteriormente em suas escaladas, sempre desprezaram os seniores, defendendo do modo mais fútil e volátil, o porquê de se contratarem apenas profissionais mais jovens. Não quiseram se atualizar para saber como os países realmente desenvolvidos, como a Suíça, se utilizam de modo sábio e eficaz, da mão de obra mais experiente, e tão pouco souberam cobrar de seus prestadores de serviços, Headhunters ou Recursos Humanos, uma posição mais profissional quanto aos “Perfis” que pretendiam.

Deixaram-se levar pelas ondas inóquoas de uma mercado perdido e ilusórios, chegando mesmo a contratar uma mão de obra do exterior, com o falso conceito que estes estariam mais preparados que os profissionais nativos, mas não enxergaram que estes “importados” não tinham a menor idéia de quem era o público alvo de nosso país, seus hábitos ou costumes, e com isso amargaram mais alguns anos de prejuízo cumulativo, prejudicando e desprezando ainda mais uma mão de obra experiente, atualizada e eficaz que tinham em nosso país.

Alguns destes seniores ainda hoje atuam em inúmeras indústrias, comércios e mídias, porem a cegueira coletiva permanece, e ainda têm o desplante de colocarem através das mídias, que há um apagão de mão de obra, querendo depois dos fracassos colocar sempre a culpa em alguém ou em algum órgão ou Santo. Sabendo sempre criticar a tudo e a todos, mas não têm a coragem de fazer sua autocrítica e assim poderem efetivamente crescer de modo eficaz e coletivamente se fazerem notar no mundo globalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário